Veja dicas para mudança de apartamento

Mudar de endereço não é nada simples, pois exige planejamento, dedicação e muita disciplina num curto período de tempo. Além disso, quando se trata de condomínio, é preciso ser mais minucioso com os prazos e as regras internas preexistentes. Neste artigo, falaremos sobre algumas dicas para mudança de apartamento. Veja!

Leia também: Como embalar mudanças da forma correta? Veja 10 dicas essenciais

Planeje sua mudança

De fato, não se faz uma mudança da noite para o dia, uma vez que é preciso planejar com bastante antecedência e ter disciplina com os prazos a fim de que todas as etapas sejam realizadas com sucesso.

Para isso, faça anotações sobre tudo o que você vai precisar antes e durante a sua mudança de apartamento, ao passo que cada tarefa seja destinada a um membro da família.

Por fim, separe etiquetas e canetas para demarcar as caixas e embalagens, nas quais serão dispostos os objetos, e descreva onde cada um será organizado para evitar bagunça nos cômodos. Assim, fica fácil identificar todos os itens na hora de desembalar os pertences.

Conheça as leis de mudança do condomínio

Você sabia que existem “leis de mudança” nos condomínios? Sim, é isso mesmo! Embora não exista uma legislação específica para essa prática, os condôminos costumam estabelecer as regras de acordo com as necessidades locais do grupo, cujas exigências podem variar de um condomínio para o outro.

Logo, dentro do seu planejamento, busque entender como funcionam as regras vigentes no local para evitar conflitos com os vizinhos e ter a sua imagem prejudicada já no primeiro dia.

Portanto, peça ao síndico uma cópia com todas as informações sobre o que você precisa cumprir acerca de horários, agendas, regulamentos, etc., durante o seu deslocamento.

Feito isto, você pode seguir o passo a passo que trouxemos sobre dicas para mudança de apartamento

Faça o agendamento previamente

Leve os dados seus e das demais pessoas que participarão da mudança com você, tanto familiares quanto profissionais contratados, e faça o agendamento do dia e horário junto à secretaria do condomínio.

Essa etapa é de suma importância porque garante que não haverá mais de uma mudança no mesmo dia, além de obras ou eventos que demandam a utilização do elevador de serviços. Ainda assim, é fundamental para o controle de acessos, para a segurança dos moradores e tranquilidade de todos.

Respeite os horários

Na maioria dos casos, é comum que a movimentação dentro dos prédios seja permitida entre as 8 e as 18 horas nos dias úteis. Alguns permitem a entrada aos sábados no período da manhã, enquanto aos domingos costumam ser fechados.

De qualquer forma, esteja sempre alinhado aos horários preestabelecidos pela administração do condomínio, uma vez que você já possui em mãos toda a relação das leis de mudança.

Assuma as responsabilidades

Outra dica importante é: atenção ao manuseio dos móveis! Pois é muito comum que alguém com cadeiras, sofá ou armário, esbarre em algum lugar. Por isso, tome cuidado com os objetos e outras ferramentas que serão utilizados para não danificar qualquer estrutura do prédio ou do próprio apartamento.

Afinal, boa parte do processo de mudança depende da sua responsabilidade, desde limpeza e organização até a conservação do silêncio nos horários convenientes. Em função disso, procure sempre:

  • Fazer o descarte correto dos resíduos da mudança;
  • Não arrastar móveis e objetos muito pesados;
  • Não usar ferramentas fora do horário permitido;
  • Notificar a equipe de limpeza, quando necessário utilizar as lixeiras do prédio.

Responsabilidades do condomínio

Assim como você, o condomínio também deve cumprir com algumas obrigações para que a mudança seja mais otimizada e segura, como:

  • Registrar os dados de todos os envolvidos e o responsável pela mudança;
  • Dispor de ao menos um funcionário para observar o fluxo de veículos e outro para acompanhar a mudança;
  • Preparar o elevador com proteção adequada para evitar danos às pessoas e ao equipamento;
  • Orientar o zelador a respeito da limpeza da área utilizada para a mudança;

Também é necessário que se mantenha um cadastro atualizado, a fim de localizar qualquer morador em caso de emergência, por exemplo.

Conclusão

Viu só como é bom programar a mudança e não deixá-la para cima da hora? Quaisquer dicas para mudança de apartamento são sempre indispensáveis para quem gosta de se precaver e ficar por dentro de todas as novidades.