Quando se conta com uma transportadora especializada é possível escolher entre diferentes tipos de caminhões de mudança, e a escolha certa garante que os pertences cheguem com sua integridade ao destino.

Conforme a quantidade de carga, pertences a serem transportados e distância, existe um modelo mais adequado. Conheça quais são os tipos e quando cada um deve ser usado.

 

1. Caminhão aberto

O caminhão de mudança aberto é bastante conhecido, porém, não é muito recomendado. Os pertences são expostos durante o transporte e ficam sujeitos a sofrerem danos.

Em dias de chuva não pode ser usado, pois, não conta com proteção. Dessa forma, os objetos ficam todos expostos e molhados. Entretanto, em algumas situações esse tipo de veículo é bastante útil.

Quando o caminhão de mudança baú não encontra um local para estacionar próximo à residência devido a seu tamanho, poderá contar com um suporte. O caminhão aberto e de tamanho pequeno será um auxiliar em um trecho curto, levando os pertences da casa até o veículo maior. Isso evitará que os pertences sejam transportados manualmente nesse trajeto.   

Veja mais: Mudança Internacional: Como Fazer?

2. Caminhão baú

Os caminhões de mudanças baú são os mais comuns. Eles possuem um baú fechado no qual os pertences podem ser levados e ficam protegidos.

Apesar de ser classificado como baú, ele possui divisões: pequeno, médio e grande. O tamanho varia conforme o tipo de carga que será levada.

O pequeno é usado para mudanças residenciais com poucos objetos. O médio para uma casa que possua mais pertences. Já o grande é para quem tem uma mudança de grande porte.

A escolha deve considerar o que será transportado e como ficará melhor acomodado. Não adianta pegar um caminhão pequeno se houver uma grande quantidade de itens, pois dessa forma eles serão empilhados e danificados no trajeto.

 

3. Carreta

A carreta pode ter diferentes formas. No caso dos caminhões de mudança, eles costumam ser um baú, mas com dimensões muito maiores.

Esse é o veículo mais adequado para quem possui uma grande quantidade de pertences. Costuma ser bastante comum nas mudanças interestaduais e permite dividir o espaço com mudanças de outra pessoa.

A carreta também pode ser usada para levar containers. Para quem está mudando de país e fará o transporte marítimo, poderá levar o container já carregado para o porto com ajuda desse meio de transporte.

 

4. Caminhão articulado

O caminhão articulado recebe esse nome porque é composto de partes. Ele possui o veículo principal trucado e recebe até dois reboques ou semirreboques, sendo essa união feita por juntas articuladas.  Acaba sendo maior que os citados anteriormente, pois, pode, por exemplo, ter dois baús.

Ele é usado para quem possui uma quantidade de itens de mudança muito grande. Além disso, ele pode ser usado quando além dos itens da casa, a pessoa deseja levar o carro. Pode ser acoplado um reboque baú e outros que permita transportar o carro sem que ele seja dirigido na estrada.

Veja também: Guia de mudança completo da Metropolitan

Como escolher os caminhões de mudança?

A escolha sempre deve considerar a segurança dos pertences. Escolher um modelo que conte com um baú fechado é sempre a melhor opção.

Para definir as dimensões adequadas, é preciso fazer a conta. O cálculo deve considerar o espaço que será ocupado pelos itens e encontrar um veículo que tenha dimensões que comporte tudo.

Quando não se sabe qual caminhão escolher ou desconhece a conta, o melhor é sempre deixar essa parte com a transportadora. Ela dará o levantamento, indicará o mais adequado e ainda cuidará de todos os detalhes.

Sabendo os tipos de caminhões de mudança disponíveis, converse com a transportadora para saber qual será o mais adequado. 

Aproveite para conhecer os serviços que a Metropolitan oferece junto aos seus caminhões de mudança.