Ir morar em outro país e levar os seus pertences exige que sejam adotadas algumas medidas para que tudo chegue ao destino. O melhor é deixar isso com uma empresa especializada, mas antes de escolher é preciso pedir um orçamento de mudança internacional.

Para saber os valores não basta apenas informar a origem e o destino, há uma série de informações que devem ser passadas. Além disso, é necessário saber tudo o que será cobrado para que não haja surpresas.

Veja como solicitar o orçamento de mudança internacional e quais passos seguir.

 

Detalhe o serviço que será preciso

Ao solicitar uma cotação de valores, você deverá detalhar tudo o que precisará durante a mudança. Faça uma lista com a mão de obra necessária, por exemplo, para embalar, colocar no caminhão, descarregar e desembalar os pertences.

Em relação aos procedimentos verifique se o caminhão será da transportadora, se é ela quem cuidará do desembaraço aduaneiro, entre outros.

Quanto mais detalhado o pedido de orçamento de mudança internacional, menores serão as chances de você receber uma informação errada.

 

 

Orçamento de mudança internacional: Verifique o que será levado

A mudança em si, que envolve o peso e tamanho dos objetos, influencia no preço. Faça uma relação de tudo o que será transportado, inclusive se existem objetos frágeis.

Cada país possui regras diferentes, dessa forma pode ser proibido levar algum item. Se ele estiver na lista poderá receber esse alerta com antecedência e evitar dores de cabeça.

A relação com os pertences deve ser entregue com o pedido de orçamento para que a transportadora possa verificar os valores.

Leia também: Como evitar problemas com o transporte de móveis na mudança?

 

Entenda sobre a documentação necessária

É importante realizar um levantamento sobre todos os documentos necessários para a mudança internacional. Faça uma pesquisa e verifique sobre seguro, taxas aduaneiras, comprovantes de pagamento e qualquer outro documento que possa ser exigido.

Veja com a transportadora se ela providencia esses documentos ou se você terá de fazer isso por conta própria. É importante que no orçamento de mudança internacional as informações estejam detalhadas para saber se eles estão cobertos.

 

Peça orçamentos para as transportadoras

Feitos os levantamentos do que será preciso e já tendo se informado sobre as necessidades, é hora de pedir o orçamento. Procure por empresas especializadas nesse tipo de serviço e que tenham uma boa reputação.

Desconfie das que enviarem uma proposta rapidamente, pois existe uma série de fatores que precisam ser analisados. É comum que a transportadora entre em contato para saber mais sobre as suas necessidades antes de passar o orçamento de mudança internacional.

 

Compare o orçamento de mudança internacional

Após receber as propostas, analise uma a uma. As que não estiverem detalhando os serviços prestados, documentos, transporte utilizado e demais itens devem ser descartadas. É preciso saber o que contratará e o valor de cada coisa.

Faça a comparação entre as propostas apresentadas e veja qual é mais detalhada conforme as suas necessidades. O atendimento que foi prestado pela empresa e os esclarecimentos que ela pode dar até esse momento são muito importantes.

Converse para saber se está tudo incluso ou se existem taxas que terão de ser pagas à parte e então tome a decisão.

O pedido de orçamento de mudança internacional precisa ser detalhado, mas a proposta deve ser ainda mais esmiuçada. O ideal é fazer a solicitação com antecedência para que você tenha tempo de se informar sobre tudo e fazer a escolha correta.

Lembre-se que o orçamento de mudança internacional não é o contrato de prestação de serviço, mas uma prévia do que será oferecido. Escolha bem para garantir que os seus pertences cheguem ao destino, sem ter surpresas com cobranças extras. 

Â