fretes e mudanças

Quem precisa se mudar, em algum momento já deve ter feito uma pesquisa de preço sobre os valores de fretes e mudanças. O problema é que ao entrar em contato com as empresas, acabou sendo questionado por diversas coisas que não sabia responder.

Isso é bastante comum, pois o cálculo não é tão simples. Não se escolhe um caminhão ou período aleatório. Existem fatores que precisam ser considerados de fretes e mudanças para que tudo saia como planejado. Veja alguns deles.

 

Abrangência dos serviços de fretes e mudanças 

O serviço de frete é mais simples que o de uma transportadora, pois ele visa apenas levar a mudança de um lugar para outro. Ele também pode incluir mão de obra para carregar e descarregar o caminhão por um custo adicional.

Quando for pedir um orçamento é necessário verificar se é exatamente isso que precisa. Se quiser alguém para desmontar e montar os móveis, embalar e desembalar é recomendado optar por uma transportadora. Outra possibilidade é contratar alguém à parte para cuidar de tudo isso.

 

Tipo dos imóveis envolvidos na mudança

Outro ponto que necessita de atenção é o tipo de imóvel do qual e para qual está se mudando. No cálculo de fretes e mudanças é comum que haja acréscimo de valores quando os profissionais carregam e descarregam o caminhão.

Isso acontece porque imóveis que tenham escada exigem maior esforço e acabam demandando mais tempo para finalizar o processo. No caso do elevador, ele pode agilizar um pouco, porém, como existe o tempo de subida e descida não será tão rápido como em uma casa térrea.

 

 

Distância percorrida pelo fretes e mudanças

Saber o endereço de onde a mudança partirá e quando ela chegará é fundamental. A distância percorrida e o tempo do trajeto são itens avaliados pelas empresas de fretes e mudanças.

Como é previsível, quanto mais longe o destino, mais caro tende a ser o transporte. Entretanto, existem situações em que o local é próximo, mas devido às condições da pista e trânsito é um percurso demorado e essas informações não devem ser desprezadas.

Veja mais: O que levar em consideração na hora de contratar uma empresa de mudança?

 

Cubagem dos objetos transportados

Quando estiver pesquisando sobre fretes e mudanças, antes de conversar com as empresas é preciso fazer a listagem de tudo que será levado.

Diferente do que muita gente pensa, não é a quantidade de objetos ou peso que importa. É necessário fazer o cálculo de cubagem, ou seja, o espaço que será ocupado no baú do caminhão.

É preciso multiplicar a altura x largura x comprimento x fator de cubagem (normalmente 300). Essa conta deve ser feita com todos os objetos que serão transportados, porém, deve-se considerar quando ele for oco ou tiver espaço interno. Nessas situações é possível encaixar outros objetos e assim aproveitar melhor o frete.

Esse cálculo pode ser um pouco complicado, então, é melhor listar todos os itens que serão levados e deixar isso a cargo da empresa contratada para fretes e mudanças.

As informações para se obter orçamentos e orientações sobre fretes e mudanças são vastas. Conhecendo quais são elas, será capaz de se munir com os dados necessários e assim encontrar a melhor solução para o transporte.