FAQ Metropolitan: Respondemos as principais dúvidas sobre mudança dentro e fora do país

Você vai se mudar para outro país e tem dúvidas sobre como contratar um serviço de mudança internacional? Ou precisa de um guarda-móveis para os objetos que não poderão ser transportados? Tem dúvidas sobre os processos de importação para o Brasil e quer saber mais detalhes sobre o tempo de envio de uma bagagem desacompanhada? Esse artigo é sob medida para você. Vamos responder às principais dúvidas sobre os serviços oferecidos pela Metropolitan. Acompanhe a leitura até o final e saiba como solicitar um orçamento para a sua demanda.  

Mudar de casa é uma tarefa complexa, é preciso embalar todos os itens e prestar atenção a todos os detalhes para ter certeza que seus objetos vão chegar em segurança no novo lar. Imagina organizar uma mudança internacional? 

A primeira dúvida que surge é pensar em como levar seus móveis para outro país: vale investir em um transporte aéreo ou economizar, enviando os itens por via marítima. A resposta tem a ver com tempo, pois o processo de mudança internacional porta-a-porta, que consiste da data da embalagem na residência no Brasil até a data de entrega da mercadoria no destino, por via aérea leva metade do tempo que o feito por transporte marítimo. 

Outra dúvida recorrente nos processos de mudança internacional versa sobre os objetos que não serão levados para a casa no exterior, portanto, precisam de um lugar para serem armazenados. O Grupo Metropolitan conta com um serviço de Arrumação de Móveis que funciona para guardar os seus objetos pelo tempo que for necessário. 

Ainda no campo itens a serem levados em uma mudança, muitas pessoas se preocupam com aqueles artefatos mais frágeis, que demandam muito cuidado, como obras de arte, cristais e tampos de mármore. A Metropolitan conta com uma equipe de artesãos e marceneiros especializados em produzir caixas de madeira sob medida para garantir a segurança dos seus objetos durante o transporte. 

Quando o assunto é prazo, quem está despachando uma mudança para o exterior ou para o Brasil precisa entender quanto tempo vai demorar para essa carga chegar até o destino final. Nesse caso, a bagagem desacompanhada deve chegar até o país de destino, seja por via aérea ou marítima, nos três meses anteriores ou até seis meses depois que o proprietário chegou. 

Uma questão muito relevante no processo de mudanças internacionais diz respeito aos impostos sobre itens comprados durante a vida fora do Brasil. Por exemplo, é possível trazer o equipamento de trabalho sem pagar taxas de imposto? Essa resposta traz a explicação que a legislação do Brasil tem sobre esse assunto: a lei diz que o viajante com destino ao Brasil, seja proveniente do exterior, ou brasileiro residente em outro país há mais de 1 ano, pode ingressar no território nacional, livre de taxas, com os seguintes bens: móveis, outros itens de uso doméstico, ferramentas máquinas, aparelhos e instrumentos necessários ao exercício da sua profissão, arte ou ofício. 

A lei ainda explica que os itens serão individualmente considerados e sua entrada será autorizada mediante comprovação prévia da atividade desenvolvida pelo viajante. Isso significa que sim, é possível se mudar para o Brasil com o equipamento profissional sem pagar impostos, desde que a documentação esteja devidamente ajustada. 

A Metropolitan conta com uma equipe de especialistas que está pronta para auxiliar você a compreender desde a documentação necessária para trazer seu equipamento profissional na mudança para o Brasil, até tirar todas as suas dúvidas sobre o transporte de peças frágeis para o exterior. 

Estamos no mercado de mudanças há mais de 50 anos e temos uma ampla experiência em mudanças internacionais, domésticas, comerciais, no armazenamento de móveis e objetos pessoais e também contamos com um serviço de mobilidade. Acesse nosso site, conheça mais sobre a nossa história e solicite o orçamento para a sua mudança.