Apesar de ser dif√≠cil, uma mudan√ßa de pa√≠s pode trazer novas experi√™ncias e conhecimento para voc√™. Mas o que √© realmente necess√°rio para que isso aconte√ßa de forma tranquila e agrad√°vel? Preparamos um conte√ļdo repleto de dicas para que voc√™ possa se mudar sem passar por preocupa√ß√Ķes.

 

Documentação

Seja para estudo ou trabalho √© necess√°rio ter uma s√©rie de documentos para sua perman√™ncia no pa√≠s que voc√™ pretende se mudar. Para saber quais s√£o as documenta√ß√Ķes necess√°rias para emitir o visto √© preciso entrar no site do consulado do seu destino aqui no Brasil.

Em alguns casos podem ser requisitados um comprovante de seguro sa√ļde, compra da passagem de retorno, carteira de vacina e v√°rias outras coisas.

 

Custo de vida

Todos nós sabemos que o custo de vida varia muito de acordo com cada país ou cidade. Então, para não ser pego de surpresa, recomendamos que faça uma pesquisa profunda sobre o custo de vida no seu destino escolhido.

Leve em consideração a alimentação, transporte e moradia, que são os básicos, mas não podem faltar.  Como você pode realizar a busca destes valores? Indicamos conversar com quem já morou fora ou até mesmo grupos do Facebook.

 

Cultura

A mudan√ßa de pa√≠s envolve muitas transforma√ß√Ķes e uma delas √© se adaptar a uma nova cultura. Cada na√ß√£o tem a sua personalidade e costumes, √© muito comum que atitudes que n√≥s brasileiros consideramos normais, sejam uma falta de respeito para a popula√ß√£o de uma outra nacionalidade.

Então, para não passar nenhum tipo de constrangimento é melhor já começar a estudar sobre a cultura do país que irá morar.

Leia mais: 6 dicas de gest√£o de expatriados

 

Mudança de país? Tenho o telefone do consulado

√Č sempre bom como uma garantia e preven√ß√£o o contato dos postos de embaixada ou consulado brasileiro do pa√≠s que voc√™ ir√° se mudar.

 

Se prepare para a mudança

Bem, se você vai se mudar e pretende levar seus móveis e objetos para outro país é bom já ir pensando na organização da mudança e ir atrás da parte burocrática.

Recomendamos que todos os itens sejam envolvidos em pl√°stico bolha e colocados em uma caixa de papel√£o. Fa√ßa isso em cada c√īmodo da casa para n√£o misturar as coisas. Lembre-se de identificar cada caixa, por exemplo, escreva na lateral externa qual √© o ambiente que ela pertence, como: cozinha, quarto, sala, etc.

Depois de todo esse processo é necessário fazer uma declaração de bens de tudo que foi embalado para não haver problemas na hora da fiscalização. Nesta declaração deve constar uma descrição bem simples e um valor estipulado para cada item.