É necessário ler todas as criticas, tirar suas duvidas com o responsável pela empresa, pesquisar bastante para que o serviço de transporte da sua mudança seja feita como o combinado, com responsabilidade. Escolher uma empresa confiante não é tão fácil assim, o mercado de mudança é complexo.

Veja dicas para não cometer erros na hora de escolher uma empresa de mudança

1- Não peça orçamento por telefone: pois é muito difícil você ter um orçamento certo por telefone. Solicite a visita de um representante da empresa em sua residência, para que ele possa ver o que será transportado.  Se por acaso sua mudança for pequena, é possível que você consiga um orçamento correto por telefone, mais mesmo assim a visita do representante é muito importante. E se estiver se mudando para um lugar mais distante e a empresa de mudança estiver50 milhasda sua casa, o representante terá obrigatoriamente que fazer uma visita para fazer a avaliação.

2- Observar o preço, e não escolher a que te oferece o menor preço: um dos maiores erros cometidos pelos clientes, pois uma empresa que pode te oferecer um preço de 25% a 40% por barato que as outras? Se você for colocar em conta tudo que irá gastar, vai ver que não compensa. Pois você corre um grade risco de ter que pagar taxas extras que vão fazer com que o preço que antes era mais acessível, ficou mais caro do que o das outras empresas. Alem disso a empresa pode segurar sua mudança até que receba o valor total.

3- Não solicitar orçamentos de diferentes empresas: Não aceite orçamentos sem uma vistoria em sua casa e que apenas pedem informações de outras empresas, a única maneira de obter uma avaliação correta do valor da sua mudança é solicitar orçamentos de diferentes empresas, mais apenas depois da vistoria.

4- Tenha um orçamento assinado: Não permita que nenhuma empresa inicie a mudança sem o contrato estar assinado e que tenha uma descrição dos serviços e o valor que deverá ser pago, caso você não esteja de acordo com o orçamento não assine.

5- Procure por uma empresa que possui  licença e seguro: Toda empresa de mudança deve ter licença para executar o seu serviço. Se você estiver se mudando para outro estado, visite o site www.protecyourmove.gov do órgão Federal Motor Carrier, para que você possa verificar se a empresa escolhida possui seguro ou não. Você também terá acesso ao histórico de reclamações sobre a empresa.

6- Fornecer informações importantes para a empresa: Seu apartamento fica no quarto andar e não possui elevador esse é um exemplo de alguns problemas que podem ser resolvidos, mais que poderão fazer com a sua mudança fique mais cara, e se não informados a empresa responsável você irá receber uma cobrança adicional.

7- Não escolher período de alta estação para mudar: No verão as empresas que prestam um bom serviço são muito requisitadas. Por isso aconselhamos que o ideal é sempre planejar sua mudança com antecedência. A melhor época que conseguir melhores preços é durante o inverno e toda segunda e terceira semana do mês. Evite mudar no inicio do mês, período em que começam e terminam os contratos de aluguel.

8- Não é mais fácil e nem mais barato fazer sua própria mudança: empacotar os objetos corretamente, carregar e acomodar seus bens de forma segura no caminhão e dirigir até a sua nova casa, pode não ser tão fácil. Todo esse processo pode demorar um tempo e ficar ainda mais caro do que se tivesse contratado uma empresa especialista.

9- Sempre tenha em mãos um orçamento previsto: Se você está mudando de uma casa muito grande ou está indo para um lugar muito distante, provavelmente terá custos bem elevados. Por isso, verifique se estes custos estão dentro do seu orçamento.

10- Não fique com duvidas com as opções de seguro: alguns acidentes pode acontecer durante sua mudança, e na maiorias das vezes os objetos não serão cobertos pelo seguro. Por isso, esteja certo do seguro que escolheu!

Perguntas que devem ser feitas a empresa:

Tenha sempre informações básicas sobre a empresa como: endereço, quantidade de empregados que a empresa possui, se ela faz alguma associação, etc.

Repare sempre como a empresa trate você, se ela responde toda a suas perguntas, e se mostra interessa em fechar negocio. Depois de você ter selecionado três a quatro empresas, solicite que uma visite sua casa. Eles irão fazer um levantamento do que você vai querer enviar e quais serviços irá precisar, para poderem apresentar um orçamento baseado nestas informações.

Esta vistoria domiciliar é a única maneira que você receberá recebera uma cotação precisa de quanto irá custar a sua mudança.

1. Há quanto tempo você faz orçamentos de mudança?

Você precisa de uma pessoa que já possui uma experiência nesta área. Pergunte ao vendedor sobre a sua experiência profissional, se ele já trabalhou como motorista ou se atuou em outra área do processo de mudança, antes de fazer as cotações. Quanto maior a experiência ele tiver, maior segurança você terá em receber um orçamento correto. Vendedores têm fama de gostar de falar. Se eles não quiserem comentar sobre sua experiência, isso não é um bom sinal.

2. Há quanto tempo a empresa atua no mercado?

Se a empresa de mudança estiver neste negócio há cerca de 10 anos, normalmente significa que eles estão trabalhando corretamente e que estão prestando um bom serviço ao seus clientes.Você não deve basear a sua decisão só pelo fator tempo mas sem dúvida, é um bom indicador sobre a empresa.

3. Como é a tabela de preços e condições da empresa?

Você pode aprender a conhecer melhor o representante e também a empresa, descobrindo o quanto ele sabe sobre o mercado. E até que ponto ele está disposto a explicar as opções de preço para efetuar a sua mudança. Se ele não der muitos detalhes ou parecer não entender muito sobre as opções de preços que são adequadas ao seu caso, fique atento.

4. Qual o prazo de entrega da mudança?

Você precisa obter uma resposta realista. Para mudanças de longa distância, pode ser difícil determinar o dia exato. A maioria das empresas pode estabelecer um período de alguns dias para ser feita a entrega. Fique atento para as propostas que oferecem um prazo muito curto. Pode ser muito bom para ser verdade.

5. A empresa que você está avaliando atende outras empresas?

Muitas pessoas pedem referências de terceiros. Mas, sinceramente, que empresa dará como referência uma pessoa que não gostou dos serviços prestados? No entanto, se a empresa presta serviços com frequência para um determinado negócio, significa um relacionamento de fidelização pelo serviços de qualidade.

6. Como a empresa agiria se tivesse que transportar uma relíquia de família ou um objeto grande e pesado, como um piano? Como é feito a mudança desses objetos?

Esta é uma outra forma de testar o conhecimento do representante e de saber como será tratado. Se ele lhe der uma resposta analisada e completa, há uma boa chance de você estar diante uma empresa que vai lhe dar atenção e cuidar dos seus objetos.

7.A última pergunta é para você que vai se mudar: o representante está falando o que você quer ouvir? Pense nisso ?

Para saber, isso requer uma habilidade para ler a linguagem do corpo.Você provavelmente não vai querer trabalhar com uma pessoa que discorda de tudo que você fala. Mas, se ele sugerir algo diferente do que você está pensando, veja se o que ele está falando, faz sentido. Se sim, este é o sinal de que o representante está cuidando dos seus interesses.

Depois de você conhecer as empresas que contratou, faça a comparação. Não deixe que o preço seja o fator determinante para a sua escolha. Na verdade, o preço muito baixo pode indicar que algo pode estar faltando na cotação ou indicar que custos adicionais virão depois. É importante também manter contato depois da vistoria.

Depois de todas essas perguntas e respostas veja qual é o representante que trabalhou mais para conseguir fechar o seu negócio.