A intensificação do processo de globalização, aquisições, fusões e alianças estratégicas de empresas vem provocando o aumento do número de profissionais vivendo e trabalhando em outros países, denominados expatriados.

O expatriado vive temporariamente em um país estrangeiro. Expatriar é a ação de transferir um executivo ou colaborador, sua família e filhos para outra subsidiária da empresa, localizada em um país e cultura distinta.

 

O expatriado

O termo expatriação não é novo, está presente na sociedade há milhares de anos. A mobilidade já era praticada por nossos antecessores. Os romanos tinham encarregados para viajar pelos quatro cantos do império e verificar se as províncias trabalhavam de acordo com a lei e se honravam com o pagamento de impostos.

Hoje, os expatriados são todos aqueles funcionários enviados para subsidiárias de uma empresa para trabalhar e viver em outro país entre seis meses e cinco anos.

Portanto, a expatriação é o processo de transferência de um profissional de um país para outro, para exercer determinada função, por um período previamente acordado com a organização a ser representada no exterior.

O profissional que se mostra disponível para mudanças, inclusive de país, possui o perfil desejado no mercado empresarial.

 

Motivação estratégica

Há algumas motivações estratégicas que levam os expatriados a serem enviados para outros países, confira as principais:

  • Buscar entender as necessidades do mercado para atender às demandas dos clientes e do setor, além de promover mudanças culturais e legais no ambiente onde irão operar.
  • Conhecer e realizar um levantamento de oportunidade de diferentes fatores de produção nacional, buscando economias de escala, compartilhamento de custos e investimentos por diferentes mercados e negócios.
  • Desenvolver na organização o intercâmbio das diferentes unidades para que aprendam entre si e troquem inovações, sistemas de gestão e processos.

 

Objetivos das companhias

Abrir novos mercados, facilitar processos de fusão, aquisição, instalar e experimentar novas tecnologias e sistemas, aumentar a participação no mercado, desenvolver visão de longo prazo de negócios em países estrangeiros, gerar ideias inovadoras, desenvolver habilidades de liderança e experimentar novas tecnologias.

 

Cuidados com o processo de expatriação

Os principais problemas enfrentados por empresas quando decidem ir a mercados internacionais estão relacionados a legislação, contexto político e econômico. Há também entraves ao enfrentar uma variedade de formas distintas de conduzir negócios e para escolher um profissional de confiança com conhecimentos cruciais sobre a organização.

Pesquisas revelam que apesar das empresas entenderem a necessidade de uma seleção efetiva de políticas de treinamento e programas adequados, os critérios usados para selecionar e treinar os executivos expatriados são frequentemente simplistas e rígidos.

 

 

Há um processo de seleção utilizado em empresas multinacionais que leva em conta o histórico de sucesso de um executivo em gerir uma campanha específica em um determinado país, o que leva gestores de RH (Recursos Humanos) acreditarem que isso habilita o executivo a desenvolver seu trabalho em qualquer lugar com os mesmos resultados.

Nesse caso, o foco está apenas em aspectos técnicos e não na capacidade de adaptação do indivíduo. Além disso, há também outros pontos cruciais que devem ser levados em conta, como bem-estar da família do executivo no novo país e a preparação deles.

Apesar de empresas reconhecerem a importância da adaptação do profissional para o sucesso da expatriação, há uma negligência em relação aos cuidados necessários durante o processo. Leia nosso outro artigo e saiba como planejar a expatriação.

 

Gostou das nossas informações? Compartilhe nosso artigo com seus amigos nas redes sociais.

Leave Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

clear formSubmit